Circuito de Intervenção de Arco e Resistores Externos Limitadores em Série

AN-13

As fontes de alimentação da Spellman que têm recursos de intervenção de arco detectam correntes de arco através de um transformador de sentido de corrente que atua rapidamente no retorno da terminação de baixa do circuito multiplicador. Lá o circuito converte a corrente de descarga de curto circuito real medida para um sinal de tensão proporcional e depois a detecção de nível é feita para determinar quando um arco ocorreu.

Discriminação deve ser realizada para impedir correntes de carga de multiplicador típicas de disparar o circuito de detecção de arco que poderia impedir operação normal. O propósito do circuito de intervenção de arco é impedir dano aos resistores limitadores de saída de fontes de alimentação devido à formação de arco contínua de longo prazo. Nosso circuito de detecção de arco não é um circuito sofisticado, de precisão; nem é projetado ou pretendido para detectar todo evento de formação de arco possível.

Resistores limitadores em série no conjunto multiplicador limitam as correntes de descarga de curto circuito para níveis seguros e previsíveis. Sabendo quais são estes níveis o ponto de disparo para o circuito de detecção de arco pode ser ajustado pela Spellman que protegerá a fonte de alimentação de formação de arco excessiva, ao mesmo tempo que permite a funcionalidade normal da fonte de alimentação.

Se um cliente fornecer um grande resistor limitador externo colocado em série com a saída da fonte de alimentação ele poderá efetivamente tornar o circuito de intervenção de arco incapaz de detectar um arco. Isso é devido ao fato de que correntes de descarga de curto circuito podem ser reduzidas dramaticamente abaixo do limite de detecção devido ao resistor limitador externo.

Do ponto de vista de fontes de alimentação isso é tipicamente uma situação benéfica uma vez que reduz o esforço sobre nossos resistores limitadores internos de curto circuito, a simples coisa que estamos tentando proteger com o circuito de intervenção de arco. As correntes de descarga de curto circuito são reduzidas, a dissipação de potência nos limitadores de saída internos é reduzida …o limitador de curto circuito externo fornecido pelo cliente é tipicamente uma boa coisa a partir de uma perspectiva de fontes de alimentação.

Existem algumas condições singulares onde a taxa de descarga de arco contínuo exigida para uma aplicação particular excede de longe a capacidade do projeto de fontes de alimentação de alta tensão. Nestas situações um resistor limitador externo fornecido pelo cliente pode ser uma solução viável para este problema. A Spellman pode ainda configurar uma fonte customizada para regular no “lado longe” ou nó de saída do resistor limitador externo fornecido pelo cliente, cancelando efetivamente qualquer queda de tensão.

Se a sua aplicação exigir capacidade de intervenção de arco singular superior à capacidade de uma unidade padrão, favor discutir seus requisitos com a Spellman para ver quais soluções de hardware podemos fornecer.